Engrenar Tecnologia

Otimização de Produto

Otimização e redução de característica do produto para melhoria de suas funcionalidades.

Em muitos casos, existem alguns projetos que foram executados há alguns anos, outros, demandam de outra década, mas nem por isso deixam de ser eficientes e eficazes em suas aplicações.

Este é um caso, onde o projeto do produto demanda mais de 10 anos, e até hoje é utilizado em sua finalidade, porém, com todas as normas de Segurança do Trabalho, e as empresas pensando em melhores condições para que seus trabalhadores, elas estão buscando cada vez mais melhorias em seus produtos, buscando a otimização do mesmo.

Otimização de Produto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A otimização de um produto, na engenharia especificamente, consiste em redução de alguma característica do produto, podendo ser o peso, tipo de material, redução de custo de processos de fabricação, etc.

Neste caso em específico, o projeto da estrutura era feito de Aço Carbono SAE 1020 e tinha um peso de 10 Kg, sendo que este equipamento tinha de ser carregado através de vários lances de escadas, pois não era possível seu içamento via polia e corda, e o mesmo deve suportar uma carga relativamente elevada, de 1,5 ton. Para viabilizar melhor o carregamento manual deste produto, e mantendo todas as características de segurança e propriedades mecânicas do mesmo, foram feitos diversos estudos com outros tipos de materiais, chegando assim à escolha de uma liga de alumínio, na qual ele ainda atende a característica de resistência mecânica, suportando a carga já citada, porém, o peso total do produto, ficou em 6,5 Kg, tendo uma redução de 35%.