Engrenar Tecnologia

Anotação de Responsabilidade Técnica

Efetuamos reengenharia  em um produto existente, a partir de solicitação do cliente.

No caso da imagem a seguir, foi feito a partir de um produto que já não atendia as novas normas de Segurança do Trabalho.

O antigo produto apresentava um projeto eficaz, porém alguns materiais utilizados como madeira, já não garantiram a segurança dos operários que ficavam em cima da mesma, gerando assim um descumprimento  das Normas de Segurança para quem trabalha com alturas.

Com um trabalho bem planejado, com uma interface na qual nosso cliente acompanhou cada etapa do processo, desde sua maquete 3D até a entrega final do projeto mecânico, junto com a documentação para entrega da ART.

Artigo de Relatório Técnico

A figura ao lado foi somente a primeira etapa, onde nos foi passado o produto, com sugestões do nosso cliente para uma  melhoria do mesmo. Elaboramos uma maquete virtual somente para a visualização do cliente e aprovação do mesmo.

 

 

 

Artigo de Relatório Técnico

Após envio para o cliente, ele pediu para que fosse alterado o número de pisos de 5 (cinco) para 3 (três), ficando de acordo com a imagem ao lado. E tendo este novo conceito aprovado, foi iniciado o processo de projeto executivo para a fabricação do componente. Na fase de maquetes virtuais ou Mockup 3D, não são efetuados sistemas de fixação, ou seja, a imagem não apresenta furos e nem elementos de fixação como parafusos, porcas, arruelas e etc.

Após a aprovação do cliente com relação ao projeto executivo, foi iniciada a fase de análise de resistência mecânica (FEM), onde foram feitos diversas simulações de cargas para garantir que a estrutura comporta as cargas requisitadas com segurança pré-definida pelo cliente. Alguns dos resultados podem ser vistos nas imagens abaixo.

Como estamos falando de uma estrutura metálica elaborada com tubos, para obtermos uma simulação mais realista, é montado um esqueleto com as características principais do tubo, com as dimensões externas, espessuras de parede, material a ser utilizado, e com isso o programa já consegue simular perfeitamente os casos para a análise, a partir desta malha, temos o seguinte resultado:

Artigo de Relatório Técnico

Análise por Stress Von Misses

Artigo de Relatório Técnico

Deformação expressa em milímetros

Já com os modelos devidamente analisados, foi iniciado todo o processo do CREA-SP para a documentação da ART, tendo seu registro no sistema da conceituada instituição, nosso cliente tem a garantia de ter um produto funcional e normalizado.